domingo, 5 de dezembro de 2010

Fases da Sexualidade segundo Sigmund Freud

Freud contribuiu com uma teoria das fases do desenvolvimento do indivíduo. Este passa por sucessivos tipos de caráter: oral, anal e genital. Pode sofrer regressão de um dos dois últimos a um ou outro dos dois anteriores, como pode sofrer fixação em qualquer das fases precoces.  Essas fases se desenvolverão entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos de idade, e estão ligadas ao desenvolvimento do Id:

(1) Na fase oral, ou fase da libido oral, ou hedonismo bucal, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a mamadeira, a chupeta, os dedos são objetos do prazer;

(2) Na fase anal, ou fase da libido ou hedonismo anal, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nas excreções e fezes. Brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer;

(3)Na fase genital ou fase fálica, ou fase da libido ou hedonismo genital, o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mae é o objeto do desejo e do prazer; para as meninas, o pai.

(Texto retirado de A Psicanálise de  Rubens Queiroz Cobra, disponivel em: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-psicanalise.html)

Quer saber mais?

Acesse:





3 comentários:

  1. O blog está muito interessante, pois tratar de assuntos como a sexualidade infantil não é muito fácil, porém a forma de como foi tratada neste blog foi clara e de fácil compreenção.Como sou professor do ensino fundamental da rede particular tenho muito interesse nesta área.Parabéns continue firme em pesquisas deste tipo.

    Ademy Cerqueira- Pedagogo

    ResponderExcluir
  2. muito interesante!!! exelente

    ResponderExcluir
  3. ESTOU PESANDO EM FAZER MEU TCC SOBRE ESSE ASSUNTO ACHO QUE OTEXTO IRA AJUDAR MUITO

    ResponderExcluir