domingo, 5 de dezembro de 2010

Sexualidade Infantil



(Este texto é parte de um artigo aprovado no 8º ENNOEPE, escrito pelo autores do blog)
O sexo e sexualidade são inerentes ao ser humano, relacionados diretamente à vida e à saúde, do nascimento até a morte, englobam as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro. As discussões sobre sexualidade vêm sendo um desafio que permeia a prática pedagógica dos docentes das diferentes áreas e níveis. A educação infantil pré-escolar não foge à regra. Atendendo crianças de até 05 anos na Educação Infantil, a escola deve, juntamente com a família, cuidar e zelar para o bem estar das crianças em estabelecimentos públicos ou privados. Sendo assim a sexualidade deve ser abordada em um primeiro momento pela família, que transmite seus valores culturais, sociais, religiosos e éticos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1996), afirmam que,

A sexualidade infantil se desenvolve desde os primeiros dias de vida e segue se manifestando de forma diferente em cada momento da infância. A sua vivência saudável é fundamental na medida em que é um dos aspectos essenciais de desenvolvimento global dos seres humanos. (BRASIL, 1996, P.117).

Nunes (1987, p.30) afirma que desde o nascimento a sexualidade está presente na vida do ser humano. É na família que a sexualidade primeiramente é educada. Contudo, o que se observa e se ouve das famílias é que a mesma tem dificuldade em tratar o tema com as crianças, uma vez que a mídia também influencia nesta discussão. Assim, falar de sexo também envolve uma questão histórico-cultural e social.

Neste sentido, Nunes (1997, p. 15) afirma que,

Pois falar em sexualidade implica retomar alguns recursos metodológicos: A história, a antropologia, a moral e a evolução social. Não se fala da sexualidade de maneira fragmentada, dividida, estanque. As relações sexuais são relações sociais, construídas historicamente em determinadas estrutura, modelos e valores que dizem respeito a determinados interesses de épocas diferentes. Esse relativismo não pode ser irresponsável. Ele nos permite perceber a construção social da sexualidade sem contudo fazê-lo de modo destrutivo ou imaturo.

De acordo com Oliveira (2000, p.1 ),

Quando se pensa em educação sexual na infância, automaticamente tem que se pensar, também, em desenvolvimento emocional, isto é, tem que se levar em conta o nível de maturidade e as necessidades emocionais da criança. É importante que as questões da criança tenham espaço para serem colocadas e respondidas com clareza, simplicidade, na medida em que esta curiosidade vai se dando.


Outro aspecto que deve ser considerado também são as informações que as crianças recebem através da mídia, uma vez que, seja ela televisiva, escrita ou falada, apresenta a sexualidade como forma de consumo, de poder e de prazer. Característica do contexto atual, no qual estamos inseridos.



Referencias:
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1996.
FUCS, Gilda Bacal. A Educação Sexual na Idade Adulta e na Velhice. IN: RIBEIRO, Marcos (org), ALMEIDA, Delfina (e. al) Educação Sexual: novas idéias, novas conquistas. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos. 1993.
NUNES, César: Desvendando a sexualidade. Campinas: Papirus, 1997.
OLIVEIRA, Nina Eiras Dias de. Sexualidade infantil.
Acesso em 8 de dezembro de 2009

PARA SABER MAIS:

http://www.novaescola.org.br/ (forum de discussoes sobre sexualidade)

[Vídeo disponível no YOUTUBE]

12 comentários:

  1. Muito interessante essa contribuição acerca de um tema tão polêmico e de importante reflexão para nós Educadores.
    Parabéns pela iniciativa. Precisamos continuar o diálogo afim de que mais contribuições sejam trazidas no sentido de ampliar o conhecimento dessa questão que precisa ser melhor observada e respeitada pelos pais, professores e todos os envolvidos no processo de Educação da Criança.

    Abraços a tod@s.
    Carla Antelante : )

    ResponderExcluir
  2. Primeiro queria parabenizar a turma pelo blog com tema que é importante e necessário para ser debatido pelas pessoas que estão diretamente envolvidas com a educação infantil. Os pais deveriam estar mais disponíveis a ler e debater sobre o assunto para saber como lidar e educar seus filhos. O blog é um bom caminho! Parabéns!!

    Helena Bispo

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabéns pela fantástica iniciativa de utilizar um blog como ferramenta para se tratar da sexualidade infantil!
    É muito interessante que tal discussão parta dos educadores, uma vez que, para a maioria das famílias, falar de sexo ainda consista em uma dificuldade. E isto ocorre muitas vezes até por falta de conhecimentos estratégicos de como tratar do assunto nas mais diferentes fases dos filhos.

    Juliana Macedo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns à Turma de Pedagogia da UEFS. Acredito que as informações e orientações sobre esse tema serão muito valiosas para a formação de nossas crianças. Sexualidade infantil envolve questões muito importantes, as quais são refletidas na fase adulta e acabam construindo e/ou (des)construindo "tabus" culturais.

    Att,
    Jorge Bispo
    Engenheiro Agrônomo
    Mestrando - Ciência dos Alimentos/UFLA

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a iniciativa de se preocupar e debater este tema tão frágil, delicado e ao mesmo tempo tão cheia de paradigmas e nuances. É de fundamental importância frisar a importância da família e principalmente da escola nesta formação, uma vez que a família, além de não ter uma estrutura formal para lhe dar com isso, ainda existe o fator “vergonha” que muito impede para futuros esclarecimentos.
    A conscientização do que se passa no seu corpo, as mudanças constantes até chegar à adolescência, é de fundamental importância para que tenhamos jovens saudáveis, cientes e preparados para o futura que os aguarda.

    Parabéns pela iniciativa.

    Erisvaldo Souza dos Santos
    Graduado em Artes Visuais pela UMB-RJ.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de parabenizar aos futuros pedagogos pelo blog, tratando deste assunto que muitas vezes é polêmico e causador de controvérsias!
    Por ser história e cultura, a compreensão da sexualidade humana é dinâmica e mutável, mas, assim como a inteligência,será construída a partir das possibilidades individuais e de sua interação com o meio e a própria cultura!
    Cabe a todos nós a tarefa difícil, a missão árdua de criar iniciativas como essa, para informar, conscientizar e discutir os diferentes tabús,preconceitos, crenças e atitudes existentes na sociedade referente ao tema sexualidade infantil, revertendo o quadro e promovendo as mudanças necessárias.Reporto a Cecília Meirelles, "o vento é o mesmo; mas sua resposta é diferente a cada folha".

    PARABÉNS MAIS UMA VEZ!

    Binho Rios
    Graduado em Pedagogia pela Ufba
    Pós Graduado em Educação Inclusiva pela Ufba, e Gestão com Coordenação Pedagógica pela Ibpex.

    ResponderExcluir
  7. Sexualidade Infantil é tema de bastante relevância para pais e educadores. Parabenizo pela inicaitiva em tratar sobre assunto e saliento mais uma vez a importância do tema. Se esta questão fosse trabalhada e discutida de forma simples e clara, sem fantasias teríamos adultos muito mais conscientes e menos complexados com sua própria sexualidade. Carlos Nascimento, Professor da Rede Publica e Privada de Ensino de Feira de Santana

    ResponderExcluir
  8. Nós do programa A VOZ DA SOCIEDADE e a Rádio Sociedade, parabenizamos a todos vocês, estudantes do curso de pedagogia da (UEFS), por este valiosíssimo projeto.

    PARABÉNS.




    A VOZ DA SOCIEDADE (Domingo: das 11 às 13h)



    Comando: León Vanderley.

    Produção: Vânia Santos e León Vanderley.

    Rádio Sociedade de Feira de Santana.

    Reportagens: Luciano Jr. - Moisés Ribamar - Jil Batista.


    A voz da sociedade trata-se de um programa jornalístico que aborda temas relevantes do município e Feira de Santana e região. Com ênfase para as questões sociais o programa busca levar todos os problemas ao conhecimento das autoridades no no intuito de apresentar as soluções à comunidade (saúde, educação, segurança,política, economia, diversidade cultural, entre outros). A voz da sociedade é o único programa que faz jornalismo geral, apresentado aos dias de domingo, em Feira de Santana e região.


    Cumprimente as pessoas.
    Isso se chama AMIZADE!
    Deseje a cada um o melhor .
    Isso se chama SINCERIDADE!

    Programe o seu dia, a sua semana.
    Isso se chama AÇÃO!
    Acredite que tudo dará certo.
    Isso se chama FÉ!

    Faça tudo com alegria.
    Isso se chama ENTUSIASMO!
    Dê o melhor de si.
    Isso se chama PERFEIÇÃO!

    Ajude a quem precisa.
    Isso se chama DOAÇÃO!
    Compreenda que nem todos são como você
    Isso se chama TOLERÂNCIA!

    Receba as benções com gratidão.
    Isso se chama HUMILDADE!

    Essa é uma fórmula infalível que vai ajudar a sua semana a ser mais feliz.
    Uma ótima semana para você!


    · MSN: avozdasociedade@hotmail.com
    · avozdasociedade@yahoo.com.br
    · Nosso programa pela internet: sociedadedefeiraam.com.br
    · Participe, sugira pauta, divulgue nosso programa

    Leon Vanderley
    Jornalista e Radialista
    Tel.: 75. 9131.1718

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal! Sexualidade infantil é um tema de grande importância, não só direcionado aos pais e educadores, mas para a sociedade como um todo.Parabéns aos alunos responsáveis pela criação do blog.

    Jamille Lopes
    Estudante de Direito- UNEB

    ResponderExcluir
  10. Todos os dias ouvimos e lemos reportagens de crianças que se tornaram adultos frustados , pois foram repreendidos e censurados pelos pais ."Isso" não é hora de saber certas coisas.Será? A sexualidade é importante tanto como saber quem voce é. Portanto a hora certa é chegada quando se tem perguntas sem respostas.Parabens turma pela abordagem tão válida e necessária.

    ResponderExcluir
  11. Tema que merece aplausos. Quanto mais informaçao melhor dessa abordagem. Para Para pa para parabens. Dessa vez assino. Domênica-Professora e graduanda em letras

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!!! Muito legal a iniciativa de um blog falando sexualidade infantil,alertar as pessoas sobre todas as temáticas a volta,dando sua contribuição para uma sociedade melhorada.
    Abrangendo o assunto para todos os segmentos não permitindo que seja uma problemática tratada apenas por professores na sala de aula.
    Cleidiane Franca_Graduando em letras

    ResponderExcluir